Grama Sintética


Usada tanto em campos esportivos, quanto no paisagismo e na decoração de interiores, solução tem sido cada vez mais procurada.

Seja em campos esportivos ou qualquer outro ambiente, a grama sintética é opção que alia desempenho e praticidade. Entretanto, para que o produto proporcione todos seus benefícios, é preciso conhecer as diferentes alternativas existentes no mercado e a situação em que o uso de cada uma é indicado. “Existe a decorativa, ideal para ambientes internos e externos como playgrounds, lojas, salões de festa, terraços, varandas, jardins, espaços públicos, bordas de piscina e condomínios.

A solução pode ser dividida em dois grupos, com base na matéria-prima utilizada em sua fabricação. “Para campos esportivos, o melhor é apostar em um produto composto por fibras em polietileno ou polipropileno, com bases duplas ou triplas que resistem ao atrito gerado pelo esporte e recebem, em sua grande maioria, uma carga superficial de areia sílica selecionada, para evitar o desgaste precoce gerado pelos cristais da areia convencional. Esse tipo de gramado pode receber ainda grânulos finos de borracha, que protegem as pontadas, amortecem a superfície e a ancoragem dos tapetes”, explica.

A composição dos produtos indicados para uso decorativo ou de paisagismo é a mesma, porém as bases são simples ou duplas, dependendo de sua utilidade, possuem alta densidade e a possibilidade de preenchimento superficial de areia, quando possível e necessário. “Geralmente são coladas ao solo quando há piso construído”, diz Cavalcante. Além da matéria-prima, a grama sintética decorativa apresenta outras diferenças em relação à esportiva, como a altura dos fios, já que o produto para uso esportivo geralmente tem um recheio para ancorar os tapetes ao piso e, portanto, apresenta altura maior. “Outra diferença é a base, que demanda maior resistência nos casos esportivos, não sendo tão exigida para uso decorativo”, afirma o paisagista.

O produto permite diversas possibilidades criativas de aplicação, além de ser antialérgico, proporcionando ambientes mais seguros e saudáveis